Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
#JORNALDEMAISFM
Valmor Burini /Jota Bhê
HOSPITAL MIGUEL COUTO DE IBIRAMA PASSA A SE CHAMAR “DOUTOR VALDOMIRO COLAUTTI”.
Brasil | 17/06/2011 08:47 | | Fotos:

Atualmente a unidade de saúde é chamada de “Hospital Miguel Couto”. A mudança de nome tem como objetivo reconhecer o trabalho prestado pelo médico e político, Valdomiro Colautti, que morreu no final do ano passado.

O nome “Hopital Miguel Couto” foi uma forma encontrada pela classe política, na época da construção do hopital em 1987, para homenagear o membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras, Presidente Honorário da Associação Brasileira de Educação  e deputado na Assembleia Nacional Constituinte de 1933 pelo Distrito Federal, Miguel Couto.

Agora, como representante da cidade de Ibirama, município sede do hospital, Aldo propôs aos deputados uma nova discussão com a proposta de reconhecer o trabalho de um profissional da área da medicina que por muitos anos serviu o Alto é Médio Vale do Itajaí, desenvolvendo diversas ações importantes e de destaque neste segmento.

“A mudaça do nome atual do hospital de Ibirama para Hospital Doutor Valdomiro Colautti, é uma forma justa e digna de valorizar uma das personalidades mais queridas e dedicadas da classe médica regional que, infelizmente, nos deixou”, afirma o parlamentar.

 

Quem foi Valdomiro Colautti  

Waldomiro Colautti nasceu em Ibitinga, SP, 25 de julho de 1929 e foi médico e político brasileiro.

Filho de Anselmo Colautti e de Maria Moreale Colautti.

Diplomado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (1957).

Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 8ª legislatura (1975 — 1979) e na 9ª legislatura (1979 — 1983).

Foi presidente da Assembleia em 1977 e 1978. Foi Secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina.

E foi na função de Secretário de Estado que ele conseguiu realizar um antigo pleito do povo de Ibirama e do Vale do Itajaí, a construção de um novo hospital para a cidade e região. Foi assim que surgiu a unidade de saúde, que hoje é referência em Ibirama. Através do trabalho do Doutor Valdomiro Colautti enquanto ocupava o cargo de Secretário de Estado da Saúde.

Dr. Waldomiro faleceu aos 81 anos, na tarde de 24 de agosto de 2010, devido a um acidente. Atuou na área médica até julho de 2010.

Quem foi Miguel Couto

Miguel de Oliveira Couto (Rio de Janeiro, 1 de maio de 1865 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 1934) foi um médico clínico geral, político e professor brasileiro.

Vida

Filho de Francisco de Oliveira Couto e de Maria Rosa do Espírito Santo, pai de Miguel Couto Filho e de Elza Couto Bastos Netto. Diplomou-se pela Academia Imperial de Medicina em 1883, foi assistente da cadeira de Clínica Médica até doutorar-se em 1885. Membro titular da Academia Nacional de Medicina desde 1886, foi eleito seu presidente em 1914 e reconduzido ao cargo até seu falecimento em 1934.

Titular de três cátedras na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasileira de Letras em 1916.

Pesquisador na área de saúde pública, deixou extensa obra nesse setor. Desde 1927, Presidente Honorário da Associação Brasileira de Educação. Na cerimônia em que lhe foi conferido o título, proferiu conferência cujo título se tornou um lema da ABE na época:"No Brasil só há um problema: a educação do povo".

Deixou vasta obra, destacando-se Contribuição para o estudo das desordens funcionais do pneumogástrico na influenza; A gangrena gasosa fulminante; Diagnóstico precoce da febre amarela pelo exame espectroscópico da urina; Lições de clínica médica.

Foi deputado na Assembléia Nacional Constituinte de 1934 eleito pelo Distrito Federal, atual cidade do Rio de Janeiro.

Defendeu, o fim da Imigração japonesa no Brasil). O resultado foi a aprovação por larga maioria de uma emenda constitucional que estabelecia cotas de imigração sem fazer menção a raça ou nacionalidade e proibia a concentração populacional de imigrantes. Segundo o texto constitucional, o Brasil só poderia receber em por ano no máximo 2% do total de ingressantes da cada nacionalidade que tinha sido recebida nos últimos 50 anos.

 A política de cotas não afetou a imigração de europeus, mas prejudicou a imigração de japoneses e, futuramente, de chineses e coreanos.

O seu nome batiza o Hospital Municipal Miguel Couto, na cidade do Rio de Janeiro, referência nacional em ortopedia e traumatologia e um bairro importante em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua Curt Hering, 665 - Sala 103 - Centro - Presidente Getúlio - CEP: 89150-000 - 3352-0505 - Fone/Fax: 3352-0505 - E-mail: comercial@radio1079.fm.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.