Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Manhã Demais
Lino Inácio
Falta de pacientes às consultas prejudica atendimento nas unidades de saúde de Presidente Getúlio
Geral | 12/06/2019 08:14 | Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Presidente Getúlio | Fotos:

De cada seis consultas e exames agendados pela Secretaria de Saúde de Presidente Getúlio no mês de maio, dois pacientes não compareceram. Esse é o resultado, em média, de todas as Unidades Básicas de Saúde- UBS do município.

O não comparecimento dos pacientes acarreta em prejuízos financeiros, com profissionais e equipamentos ociosos. Além disso, o índice de ausência não justificada, que fica em torno de 17,8%, implica em mais tempo de espera na fila para os outros usuários do SUS.

"Nossas grandes preocupações são com as pessoas que necessitam e deixam de ser atendidas e com as que faltaram, pois essas voltam para a fila de espera", destaca Iara Possamai, secretária de Saúde.

Nas sete UBS, das 6,1 mil consultas (médicas e de enfermagem) e exames agendados, 1.090 pacientes deixaram de comparecer. A falta dos pacientes prejudica o andamento da fila, pois o horário não pode ser preenchido por pessoas que não estão cadastradas no Sistema de Regulação (Sisreg).

Ainda de acordo com a secretária, o paciente pode decidir não ir, mas deve avisar a unidade com até 48 horas de antecedência para que haja tempo hábil para passar a vaga a outra pessoa. "A população precisa se conscientizar, pois estamos pagando o mesmo serviço duas vezes, considerando que realizamos mutirões aos fins de semana e estendemos os horários para atender as altas demandas", ressalta.

 

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua Curt Hering, 665 - Sala 103 - Centro - Presidente Getúlio - CEP: 89150-000 - 3352-0505 - Fone/Fax: 3352-0505 - E-mail: comercial@radio1079.fm.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.