Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
MANHÃ DEMAIS
Lino Inácio
Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio passam dicas em caso de acidentes com lagartas.
Geral | 16/11/2018 06:53 | Alex de Lima - Comunicação Social | Fotos:

Nesta época do ano é frequente o aparecimento de lagartas em terrenos e em alguns casos até dentro de residências. A incidência de acidentes aonde as pessoas acabam tendo o contato com estas lagartas também aumenta e os efeitos podem trazer algumas questões importantes, exigindo um cuidado redobrado da população.

Nas últimas semanas a Central de Operações dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, recebeu diversos chamados para situações em que algumas residências estavam tendo a incidência com a infestação de lagartas.

De acordo com o Assessor de Comunicação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, Alex de Lima, o período é propício para o surgimento destes animais, e algumas orientações são necessárias para que a população possa agir corretamente. “Todo contato com lagartas considera-se perigoso em virtude da reação que o contato com as mesmas é provocado no organismo. As lagartas encontradas em nossa região, elas não provocam sinais e sintomas que possam gerar algum risco maior ao ser humano, mas a cautela é interessante para qualquer lagarta, principalmente para aquelas pessoas que possuem algum histórico alérgico à insetos devem ter um cuidado maior”.

Segundo Alex, as lagartas que são de maior risco são as do gênero lonomia, ou as taturanas que são mais conhecidas como lagarta de fogo, mandorová ou bicho-que-queima, elas são lagartas que provocam sinais e sintomas gravíssimos em virtude dos espinhos injetarem um veneno quando houver contato com as mesmas. “Estas lagartas são de maior frequência na região oeste do estado, mas sim existem pequenos casos de incidências delas em nossa região. O veneno das taturanas é anticoagulante que se não tratado com agilidade, pode vir a provocar diversas reações como hematomas pelo corpo, sangramento em ferimentos recentes, sangramentos na mucosa oral e nos olhos e o sangramento interno que pode levar a óbito”, diz Alex.

A recomendação é que em caso de contato e o aparecimento de qualquer sinal anormal no corpo da pessoa, é que tente pegar uma destas lagartas com todo cuidado e que a pessoa procure um pronto atendimento, assim a equipe médica verificará que tipo de lagarta a pessoa teve o contato e assim a pessoa receberá o tratamento mais eficaz.

Outra orientação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, é nos casos em que ocorrem o surgimento destas lagartas dentro das casas ou até nos terrenos, então, a recomendação é que a população entre em contato com o setor de meio ambiente do município para que sejam feitas as orientações e procedimentos cabíveis e de forma correta.

Orientações para prevenir acidentes com lagartas.

- Utilizar luvas grossas em serviços de jardinagem;

- Importante o uso de camisas de manga longa em qualquer trabalho em mata, lavoura ou até mesmo nos serviços de limpeza no terreno de sua casa;

- Observar próximo ao tronco de árvores e arbustos os sinais de presença de lagartas e folhas comidas;

- Cuidar com as crianças, pois como estes insetos são coloridos e atraem o olhar das mesmas.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua Curt Hering, 665 - Sala 103 - Centro - Presidente Getúlio - CEP: 89150-000 - 3352-0505 - Fone/Fax: 3352-0505 - E-mail: comercial@radio1079.fm.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.