Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
#ATARDEÉDEMAIS
Fábio Jr.
Segundo a Defesa Civil, em Presidente Getúlio houve o fenômeno chamado de microexplosão.
Geral | 13/06/2018 14:19 | Divulgação Defesa Civil SC | Fotos:

Na tarde de terça-feira (12/06), no município de Presidente Getulio, ocorreu a formação de uma supercélula, ocasionando fortes rajadas de vento, que resultaram em danos severos na localidade. Pela avaliação preliminar das imagens de radar e dos danos provocados na localidade, os meteorologistas da Epagri/Ciram definiram o fenômeno como uma microexplosão, com velocidade de ventos estimada em mais de 150 km/h.

 

Na imagem do radar meteorológico, localizado no município de Lontras/SC, é possível visualizar as áreas nas cores “laranja e vermelho”, que representam a presença das nuvens onde se desenvolveu a microexplosão (Na imagem, o radar meteorológico de Lontras no dia 12/06/2018, ás 15:45 hs).

 

Micro explosões ou tornados estão associados a rajadas de ventos intensos com danos significativos, como corte de árvores e arremesso de objetos. São fenômenos que em poucos minutos se intensificam e se desfazem, causando grandes estragos e atingindo uma área muito restrita, como bairros dentro de um município.

 

Enquanto o tornado apresenta ventos extremamente fortes em forma de redemoinho (nuvem funil), na microexplosão os ventos intensos deslocam-se da nuvem em direção ao solo em linha reta, em um corredor de vento (sem redemoinho). Dessa forma, os estragos em uma área de vegetação serão bem diferenciados, o que permite uma caracterização do fenômeno.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua Curt Hering, 665 - Sala 103 - Centro - Presidente Getúlio - CEP: 89150-000 - 3352-0505 - Fone/Fax: 3352-0505 - E-mail: comercial@radio1079.fm.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.